Comandos de Desligamento
Etapas do shutdown.
1-O banco de dados é fechado.
2-Depois desmontado.
3-E finalmente a instancia é parada.
Existem opções de shutdown que só podem ser usadas com usuários que tenham permissões de sysdba e sysoper.
Shutdown [normal | trasactional |immediate | abort]
Normal – Esse é o padrão. Nenhuma nova conexão de usuário será permitida, mas todas as conexões atuais poderão continuar. Somente depois que todos os usuários tiverem feito (voluntariamente!) loggoff, o banco de dados realmente fara shutdown.Geralmente, um shutdown normal é inútil: há sempre alguém conectado, mesmo se for o próprio database control.
Trasanctional – Nenhuma nova conexão de usuário é permitida; as sessões existentes que não estão em uma transação serão terminadas; as sessões atualmente em uma transação poderão concluir a transação e, então, serão terminadas. Depois que todas as sessões forem terminadas, o banco de dados fará shutdown.
Immediate – Nenhuma sessão nova é permitida e todas as sessões conectadas atualmente são terminadas. Todas as transações ativas sofrem rollback e o banco de dados fará shutdown.
Abort – No que diz respeito ao Oracle, essa opção é equivalente a um corte de energia. A instância termina imediatamente. Nada e gravado no disco, nenhum arquivo é fechado e não há tentativa de terminar adequadamente as transações que possam estar em andamento.
O shutdown no modo abort não não danifica o banco de dados, mas algumas operações como backup não são aconselháveis após um abort.